Blog

profissional_futuro

Profissional do futuro é aquele que, além de se preocupar com a sua formação profissional acadêmica, também possui características colaborativas, sabe se comportar em diferentes ambientes e principalmente tem valores alinhados à empresa na qual trabalha.

A evolução do profissional do futuro

As constantes mudanças do mercado impulsionadas pela indústria 4.0, uma realidade com efeitos significativos nas empresas, desenvolveram novos perfis de consumidores e novas tecnologias com base na conectividade digital. Essas mudanças, onde pessoas e máquinas estão ligados à uma rede, resultam em transformações no tipo de profissional que as empresas buscam. Entre as características mais valorizadas, podemos destacar o desenvolvimento colaborativo. Neste artigo iremos abordar os conceitos desse profissional do futuro e as mudanças para atender essa nova realidade.

Quando falamos no profissional do futuro devemos pensar em sua transformação. No passado os profissionais faziam parte de uma engrenagem, eram desengajados e não conectados com os objetivos da empresa. Carreira, satisfação e realização pessoal são fatores que estarão em destaque no Brasil e no Mundo nos próximos tempos. Para o futuro o profissional deve ir além de seus conhecimentos técnicos, valores e ideologias.

Neste mundo globalizado tudo muda cada vez mais. Nas empresas e em nossas vidas existem mudanças na maneira como nos relacionamos, buscando a felicidade e o bem-estar.

Com essas mudanças, vários conceitos tecnológicos se misturam com a Indústria 4.0: A operação entre máquinas (M2M – Machine to Machine), a IoT (Internet das Coisas), onde as “coisas” se relacionam no mundo real e no mundo digital, os repositórios com grande quantidade de dados (Big Data), a inteligência artificial que são as tomadas de decisões em tempo real no mundo digital com ou sem interação com os humanos. A iteração através de algoritmos é chamada de Machine Learning, que permitem que os sistemas aprendam ao longo do tempo / uso.

 

 

Algumas das características que todo profissional deve buscar na sua transformação profissional:

Seja um professor e um aluno

Busque identificar seus pontos positivos e potencialize suas competências, contribuindo sempre de forma positiva com a empresa e ajudando nas tomadas de decisões, mesmo que julgue não ser sua competência. Tente sempre otimizar os processos tornando-os cada dia mais eficazes.

Cultive paixões

É essencial lidar com suas frustações e suas emoções para conseguir contribuir com o seu crescimento profissional e dos demais colegas.

Envolva-se com as comunidades

As organizações e o mercado estão em constante mudanças. É ideal que o profissional do futuro se relacione com outras pessoas e grupos buscando sempre se atualizar e compartilhar seus desafios e conquistas buscando com isso estar sempre atualizado com o que existe de mais novo na sua área. As vezes a curiosidade de buscar novos conhecimentos resolvem problemas existentes que demoraríamos para resolver se não fosse uma nova ideia.

Esteja sempre conectado, seja ágil

Estamos vivendo um momento da tecnologia onde temos que aceitar mudanças, tudo muda e muda rápido. Esteja preparado e aceite, se adaptando sempre, sem perder os seus princípios. A colaboração com os colegas de trabalho, a disseminação do conhecimento e a comunicação são armas fundamentas para agregar valor e otimizar processos.

Aprenda e cresça à vontade

Devemos estar em constante aprendizado, fazer cursos, formações, especializações, participar de workshops, tirar certificações, etc.. Busque estar sempre em desenvolvimento, quanto mais crescemos mais apoiamos o crescimento da empresa onde trabalhamos e com isso estamos aperfeiçoando nossos processos de trabalho e cada dia sendo um profissional mais produtivo.

Compartilhe informações

Uma característica muito valorizada ultimamente é não apenas saber mas também conseguir transmitir seus conhecimentos. Ouvir e saber o momento certo de falar, entender os processos da empresa e saber as necessidades do dia a dia do trabalho. Uma empresa que tenha equipes que conseguem difundir o conhecimento mantêm uma alta qualidade e performance no trabalho. Seja sempre proativo, tome iniciativa e sempre compartilhe suas opiniões, busque sempre a criatividade para se fazer entender e entender seus companheiros de trabalho.

Lembre-se que o Profissional do Futuro é aquele que influencia e motiva todos à sua volta, valorizando sempre o bom ambiente e o trabalho em equipe.

Leave a Comment

Your email address will not be published.