Blog

SINGULARITY

A Singularity University foi fundada em 2009 por Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e por Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.

A universidade oferece cursos de especialização, férias e workshops. À parte algumas particularidades (tempo de duração, enfoque e custo), todos os programas visam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas. O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as de habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais.

Vamos listar algumas das previsões realiadas por esta renomada Instituição, previsões estas até 2028!!! Isso mesmo, previsões pra lá de futurístas.

2018
➔ A I.A. com emoção se incorporará em interfaces de conversa. Será socialmente aceitável gritar com Alexa ou Siri, por exemplo, e ela responderá algo como: “Por favor, não grite assim. Está ferindo meus sentimentos!”
➔ Drones e equipamentos de realidade virtual muito mais acessíveis e comuns no dia a dia. Robôs inteligentes já
automatizam diversas tarefas manuais e começam a extinguir diversos empregoS.

2020
➔ Internet 5g entrega velocidades de conexão de 10 a 100 gigabytes para dispositivos móveis ao redor do mundo.
➔ Diagnósticos baseados em I.A. e recomendações terapêuticas serão usadas na maioria dos centros médicos americanos.
➔ Carros voadores entram em operação em algumas cidades.

2022
➔ Impressoras 3D conseguem imprimir roupas e materiais para montagem de casas e prédios. As pessoas terão liberação para conduzirem carros autônomos nos EUA e alguns outros países.
➔ Robôs domésticos se tornam normal em alguns lares de renda média, capazes de fazer leitura labial, reconhecimento facial e de gestos com clareza.
➔ Robôs conversam naturalmente e atuam como recepcionistas, assistentes de lojas e escritórios.

2024
➔ As primeiras missões privadas para Marte são lançadas.
➔ O número de vôos de drones diários chega a 10.000.000 (100x mais do que hoje)
➔ Drones já entregam pacotes rotineiramente aos telhados dos prédios e casas e robôs de superfície pegam esses pacotes e os encaminham de porta em porta.
➔ Os primeiros contratos de energia solar e eólica de “um centavo por KwH” são fechados.
➔ As vendas de veículos elétricos compõem metade das vendas totais de automóveis.
➔ Lidar com inteligência artificial aumentada é considerado um requisito para a maioria dos empregos.

2026
➔ A posse de carros sai de moda e os veículos autônomos dominam nossas estradas 100.000 pessoas transitam em Los Angeles, Tóquio, São Paulo e Londres em veículos de decolagem e aterrisagem vertical.
➔ Agricultura vertical se torna vital para produção de comida na maioria das grandes megacidades. 8 bilhões de pessoas já se conectam à internet em velocidades de 500 mbps. Tablets nas regiões mais pobres do mundo se tornam disponíveis para uso em troca de dados e direitos de ecommerce.
➔ Realidade virtual se torna onipresente. Os pais constantemente reclamam que seus filhos estão em “outro universo”.

2028
➔ Energia solar e eólica representa quase 100% do consumo mundial.
➔ A demanda mundial por petróleo chegou ao seu auge e parece começar a decrescer.
➔ Robôs terão relacionamentos reais com as pessoas, dando suporte aos idosos, cuidando da higiene pessoal e preparação de alimentos.
➔ Robôs para relações íntimas passam a ser populares.

2030
➔ A inteligência passa no teste de Turing, o que significa que a máquina pode alcançar (e superar) a inteligência humana em todas as áreas.
➔ Os mais ricos tem acesso ao que se traduz “velocidade de escape da longevidade” – o momento em que um ano
de avanço tecnológico consegue aumentar a expectativa de vida das pessoas em mais de um ano.
➔ Agencias de inteligência confirmam que mensagens armazenadas e seguras enviadas entre 1990 e 2029 foram desencriptadas com sucesso.
➔ Emissões de carbono caem mais rápido a cada ano. Será assinado um plano global de emissão zero até 2050 de carbono.

2032
➔ A maioria dos profissionais humanos tiveram alguma modificação cortiçal, como coprocessadores e comunicação web em tempo real.
➔ Robôs avatares se tornam populares, permitindo que qualquer um possa teleportar sua consciência para locais remotos em todo mundo.
➔ Robôs são comuns em todos os locais de trabalho, eliminando todo trabalho manual e interações repetitivas (guias turísticos, recepcionistas, motoristas e pilotos, serventes e construtores).

2034
➔ Empresas como Kernel fazem conexões significativas entre o córtex humano e a nuvem.
➔ Muitos problemas mundiais são solucionados (ex.: câncer e pobreza).
➔ A I.A. consegue solucionar problemas científicos complexos que requerem alto nível de realidade aumentada para entendimento.

2036
➔ Tratamentos para longevidade se tornam disponíveis rotineiramente, estendendo a vida das pessoas comuns em 30 a 40 anos.
➔ Cidades inteligentes escalam globalmente; são hiper eficientes em utilizar energia solar, produzir e distribuir alimentos, oferecer segurança e transporte eficiente.

2038
O dia a dia já não é mais reconhecível – a realidade virtual e inteligência artificial alavancam todas as partes da vida humana no mundo inteiro.

Leave a Comment

Your email address will not be published.